• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Bento XVI, teólogo grande ou poderoso? Artigo de Ettore Marangi

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Janeiro 2023

"Certamente Ratzinger, entendendo profeticamente que o futuro do cristianismo está em jogo na Europa [...], enfrentou e venceu a modernidade e a pós-modernidade, mas a que custo? Não foi uma vitória de Pirro?" A reflexão é do teólogo italiano e frei franciscano menor Ettore Marangi, professor da Tangaza University College, no Quênia, e missionário nas favelas de Nairóbi.

O comentário foi publicado na página do autor no Facebook, 04-01-2023. A tradução é de Moisés Sbardelotto. 

Eis o artigo.

Não sei se Bento XVI foi um grande teólogo, li pouco dele, porque seus escritos honestamente não me aqueciam o coração. No entanto, ninguém pode duvidar de que ele foi um teólogo muito poderoso: na prática, de 1977 a 2012 (por 35 anos!) ele decidiu os rumos da teologia católica.

São muitos os que falam de sua teologia, mas poucos evidenciam seus posicionamentos. Por isso, decidi dar a conhecer sumariamente alguns deles:

  • Cristologia: Ratzinger foi um teólogo cristocêntrico, mas seu Cristo continua sendo o dogmático, que não aceita se defrontar com o Jesus de Nazaré que emerge a partir da pesquisa histórica.

  • Eclesiologia: ele deixou de lado uma compreensão histórica da Igreja como Povo de Deus, que se compromete com a vinda do Reino, e favoreceu uma compreensão da Igreja como comunhão, baseada mais nos sacramentos e no direito canônico do que nas relações humanas. Para Ratzinger, a hierarquia dá indicações eternas (isentando-se das críticas de “Igreja, carisma e poder”, de Leonardo Boff, Ratzinger opôs-se a Wojtyla, que queria pedir perdão em nome da Igreja), não intervém nos problemas da mundo, no qual os cristãos devem se comprometer apenas como indivíduos. Por isso, a Igreja de Ratzinger acabou sendo uma Igreja próxima da direita em todas as partes do mundo e soube usufruir de seus “microfones” (não entendeu que não é possível “não fazer política”). Além disso, diminuiu o papel das conferências episcopais, confirmando a centralização do poder na Cúria Romana.

  • Antropologia: tentou encerrar dogmaticamente a possibilidade de abrir ao sacerdócio das mulheres, com o argumento ex silentium (Jesus não disse nada e, portanto, não se faz nada a respeito), relegando-as a uma posição de inferioridade, já que lhes é impedida de ter um papel importante nas decisões ou tomar a palavra durante a ação litúrgica.

  • Escatologia: preservou a doutrina tradicional (almas, purgatório, juízo individual e juízo universal...), ignorando a redescoberta contemporânea da escatologia como esperança histórica (Moltmann).

  • Ecumenismo: minimizou o caráter eclesial de todas as igrejas protestantes e se concentrou em um corpúsculo de lefebvrianos (ao invés de dialogar com a Igreja Anglicana, abriu a possibilidade de acolher, um a um, os padres anglicanos mais conservadores, até mesmo casados).

  • Liturgia: desencorajou toda tentativa de promoção da participação ativa dos fiéis (Eucaristia como banquete). Mediante o argumento do “senso do mistério”, indicou como modelo celebrativo ideal aquele que faz da missa uma cerimônia solene de uma corte imperial (isso explica a tentativa fracassada de restaurar a missa em latim e a ênfase na Eucaristia como sacrifício).

  • Inculturação: nas celebrações de Mozart, tudo bem (porque ele é “alemão/austríaco”?), enquanto os tambores africanos não, pois ele diz que remetem a ritos orgiásticos. Exigindo o reconhecimento das raízes cristãs da Europa, continuou santificando a cultura ocidental: um africano que se converte também deve se tornar europeu.

  • Diálogo inter-religioso: enfatizando até o fim a unicidade de Cristo como salvador (por si só, algo muito bonito), congelou toda tentativa de apreciar os caminhos de salvação nos chamados cristãos anônimos (Rahner) e nas outras religiões.

  • Moral social: para Ratzinger, os pobres não podem ser sacramento de Cristo (esse ensinamento, por sua vez, foi acolhido pelo Papa Francisco, e, portanto, tratou-se de uma virada teológica). Além disso, contra o documento “A justiça no mundo” do Sínodo dos Bispos de 1971, Bento XVI argumentou que a Igreja deve se preocupar apenas com a caridade, que é superior à justiça, a qual, pelo contrário, deve ser buscada pelos Estados (Madre Teresa de Calcutá contra Dom Romero).

  • Moral sexual: nesse campo, Ratzinger realmente mostrou que é agostiniano: não só não conseguiu perceber a extensão do problema da pedofilia do clero, mas, até pouco tempo atrás, continuava defendendo que suas origens deviam ser buscadas na revolução sexual de 1968 (mas nós sabemos que ela a precede). Além disso, provavelmente devido à sua doença, pôs sua assinatura em um livro do cardeal Sarah (depois, retirou-a) em que se afirma que o celibato é essencial ao presbiterado, correndo o risco de declarar inválidas todas as ordenações dos padres casados na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa.

  • Filosofia: o Papa Bento XVI concebeu seu pontificado como uma luta contra o relativismo (genial!), mas sem apreciar verdadeiramente o caminho de emancipação de toda forma de dogmatismo conduzido por todas as filosofias ocidentais (cf. Umberto Eco).

Peço vênia por esta exposição um pouco grosseira, mas [...] poderia ser simplesmente uma tentativa de abrir um diálogo mais profundo. Concluo dizendo que a teologia de Joseph Ratzinger parece ser uma teologia desencarnada... (embora ele conhecesse muito bem a teologia franciscana da Encarnação!).

Certamente Ratzinger, entendendo profeticamente que o futuro do cristianismo está em jogo na Europa [...], enfrentou e venceu a modernidade e a pós-modernidade, mas a que custo? Não foi uma vitória de Pirro? Quantos cadáveres foram deixados no campo? O verdadeiro confronto foi adiado, mas não seria melhor um encontro?

Leia mais

  • “Bento XVI, o destino do Papa professor”. Artigo de Andrés Torres Queiruga
  • Ratzinger foi um homem sinodal. Artigo de Fernando Altemeyer
  • “Bento santo súbito? Para o céu, não tem trem de alta velocidade.” Entrevista com Walter Kasper
  • “Foi o melhor teólogo entre os Papas, mas sua renúncia foi um erro”. Entrevista com George Pell
  • Conflitos internos. Em torno dos restos mortais de Bento XVI, acerto de contas no Vaticano
  • “Existem muitos Ratzingers”. Uma teologia ‘seletiva’ da história
  • Gänswein: “As palavras de Bento XVI, como sucessor de Pedro, não foram aceitas”
  • Francisco se despede de Bento XVI com suas próprias palavras: “Alimentar significa amar, e amar também significa estar disposto a sofrer”
  • “Bento XVI estava convencido de que a fé cristã era o fundamento da civilização”. Entrevista com Daniele Menozzi
  • Na Audiência Geral, a homenagem de Francisco a Bento XVI, "mestre de catequese"
  • No testamento de Bento o medo, mau conselheiro. Artigo de Vito Mancuso
  • Quando comparou o Concílio a uma explosão “Assim mudou o rosto da Igreja”. Entrevista com Joseph Ratzinger
  • Bento XVI. Ratzinger, uma estrela no Concílio
  • Habermas, Ratzinger e a filosofia liberal. Artigo de Giancarlo Bosetti
  • “O primeiro Papa teólogo depois de séculos. Ficará ao lado de Santo Agostinho”. Entrevista com Christoph Schönborn
  • Sua revolução silenciosa foi a primeira a valorizar as mulheres. Artigo de Lucetta Scaraffia
  • Ratzinger, entre tradição e modernidade. Entrevista com Andrea Grillo
  • Bento XVI no limiar do pós-moderno. Artigo de Lorenzo Prezzi
  • "Como se conhece o que é justo?", pergunta Bento XVI no Parlmento Alemão
  • A ressignificação da fé e a nova época axial. Conferência de Vito Mancuso
  • O que estava por trás da renúncia de Bento XVI. Artigo de Daniele Menozzi
  • Bento XVI, a coragem de um Papa conservador. Artigo de Alberto Melloni
  • Morre o Papa Bento XVI (1927-2022): teólogo brilhante e intelectual público que arriscou a impopularidade. Artigo de Massimo Faggioli
  • Ratzinger e a remodelação do catolicismo pós-Vaticano II. Artigo de Massimo Faggioli
  • Bento XVI, o teólogo que passou de cargos avançados a cargos mais conservadores
  • “Bento XVI me disse: ‘Apenas tome cuidado para não se tornar reacionário’”
  • Meus encontros com Joseph Ratzinger — e o Papa Bento XVI
  • Morreu o Papa Emérito Bento XVI
  • O Papa Bento XVI morreu, uma vida em posições de destaque na Igreja. Um papado não isento de escândalos, depois a escolha histórica da renúncia e a convivência com Francisco
  • Bento XVI vai a julgamento para se defender de acusações de encobrir abuso infantil
  • Bento XVI reflete sobre o Vaticano II em nova carta
  • Joseph Ratzinger: avaliação do papa teólogo. Artigo de Jesús Martínez Gordo
  • “Ratzinger é um grande teólogo. Sua renúncia foi um ato de humildade”. Entrevista com Enzo Bianchi
  • "Há motivos gravíssimos por trás da renúncia de Bento XVI", afirma arcebispo italiano
  • Henri de Lubac e a Igreja do “nós”. Artigo de Joseph Ratzinger
  • Ratzinger. Apontamentos de teologia pré-conciliar. Artigo de Giannino Piana
  • Em nova carta, Bento XVI põe a culpa dos abusos na revolução sexual de 1968 e na teologia do Vaticano II
  • Bento XVI reflete sobre o Vaticano II em nova carta
  • Ratzinger pós-Vaticano II. Resenha sobre a nova biografia de Bento XVI

Notícias relacionadas

  • O preso e o Papa. Um diálogo

    Da Rádio do Vaticano, publicamos este trecho do diálogo entre um detento italiano e o papa.A reportagem é de Marco Tosatti, pub[...]

    LER MAIS
  • Bento XVI visita os encarcerados

    Ratzinger visita a penitenciária de Rebibbia, no subúrbio de Roma: "A superlotação é uma dupla pena". Ele também responde à[...]

    LER MAIS
  • Papa sem arminho

    "Que o Papa Bento XVI nos dê um presente de Natal: renuncie ao arminho", pede a Associação Italiana de Defesa dos Animais e do [...]

    LER MAIS
  • "Bento XVI está cercado de pessoas não levantam questões nem o desafiam." Entrevista especial com Thomas J. Reese

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados